quinta-feira, outubro 13, 2005

OMS teme pandemia de gripe provocada pela mutação do 'H5N1'

1 O que é a gripe das aves e como se transmite? A gripe das aves é uma doença infecciosa destes animais provocada por uma estirpe do grupo A do vírus aviário da gripe (H5N1 ), altamente contagiosa e letal. O vírus H5N1 começou por infectar galinhas, mas depressa saltou a barreira das espécies, atingindo patos e pessoas. Até ao momento, só há registo de um caso de transmissão do vírus entre humanos, na Tailândia. No entanto, mesmo neste caso, os cientistas acreditam que o contágio se deveu à elevada carga viral do vírus na criança que contagiou a mãe e não tanto nas suas próprias características.
2 Quais os sintomas nos humanos? Entre as pessoas, a doença manifesta-se através de sintomas semelhantes aos da gripe normal tosse, febres altas, dores musculares. Mas a taxa de letalidade é elevada.
3 O que é uma pandemia de gripe? A Organização Mundial de Saúde considera que se está perante uma pandemia quando o novo vírus é isolado em humanos, há transmissão pessoa a pessoa, há manifestações clínicas de doença e a epidemia afecta mais do que um país. Os cientistas temem que a gripe das aves venha a dar origem a uma epidemia à escala mundial.
4 Quais as pandemias de gripe mais recentes?No século XX, há registo de três pandemias de gripe. A primeira, a "gripe espanhola", ocorreu em 1918 e foi a mais grave, tendo tirado a vida de 30 milhões de pessoas, sobretudo jovens adultos. Em 1957 surgiu a "gripe asiática", que em Portugal chegou a levar ao fecho de escolas, e em 1968 foi a vez da "gripe de Hong Kong". Juntas, estas duas últimas pandemias mataram cerca de 4,5 milhões de pessoas.
A gripe das aves, que levou ao abate de milhões de animais, já provocou a morte a pelo menos 61 pessoas na Ásia. O vírus H5N1 saltou a barreira das espécies e os cientistas temem que venha a sofrer mutações que permitam o contágio rápido entre humanos. Temendo uma epidemia mundial, vários países, entre os quais Portugal, têm já preparado um plano de contingência.