sexta-feira, outubro 14, 2005

Europa e Médio Oriente preocupados com vírus

A descoberta do vírus da gripe das aves na Turquia e na Roménia pôs toda a Europa em estado de alerta. Mas não só. Também os países do Médio Oriente se multiplicam em medidas de prevenção contra a doença. O ministro da Agricultura da Arábia Saudita anunciou que está proibida a importação de frangos e outras aves dos países onde seja identificada a doença. Também o Egipto, Qatar e o Irão proibiram a entrada de aves e produtos derivados. As autoridades do Cairo têm ordens para observar com mais atenção os turistas oriundos da Turquia e da Roménia. TurquiaApesar de terem sido impostas zonas de quarentena e abatidas mais de 8500 aves, o pânico instalou-se entre os turcos. Depois do aparecimento da doença, o consumo de aves diminuiu drasticamente. As farmácias não estão a conseguir responder à procura de Tamiflu, o antigripal que se crê ser eficaz na luta contra a gripe. Só no primeiro dia foram vendidos 28 mil dos 55 mil frascos disponíveis. As autoridades de Ancara apelam à calma. Hoje, o ministro do Ambiente vai reunir-se com a comissão de caça e decidir se suspende ou não essa actividade.
ROMÉNIA
O ministro da Saúde decidiu comprar cinco mil doses de antivirais, depois da confirmação da presença de um vírus da gripe das aves na região do delta do Danúbio (onde chegam aves da Rússia, Escandinávia, Polónia e Alemanha). A Organização Mundial de Saúde disponibilizou-se a fornecer gratuitamente mil doses. Mais de 15 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe comum, o que o Governo aplaude. Entretanto, está a envidar esforços para comprar milhões de doses da vacina antigripal que é mais eficaz contra esta doença.
REINO UNIDO
O Reino Unido corre riscos devido à passagem das aves migratórias. Mas o país está preparado, assegura Debby Reynolds, directora dos serviços veterinários do Ministério da Agricultura. A responsável lembra que em 1992 o país teve casos de gripe das aves que foram erradicados.
BÉLGICA
O Tamiflu, dos laboratórios Roche, o antigripal que turcos e romenos estão a tomar, está temporariamente esgotado nas farmácias belgas. No final do mês passado, os stocks estavam esgotados. Trata-se de um medicamento que, em situações normais, se vende em quantidades reduzidas, explica um responsável da Roche. O Governo vai pré-financiar a produção da vacina em massa.
ALEMANHA
Em Agosto, os alemães compraram cerca de cem vezes mais medicamentos contra a gripe do que no ano passado, pela mesma altura. A procura intensificou-se nas últimas semanas, informa um responsável da confederação farmacêutica. O ministro da Agricultura e Protecção dos Consumidores defende que a população só deve tomar a vacina em caso de sentir algum sintoma da doença. O país está em alerta e mais preocupado com o comércio das aves do que com os movimentos migratórios. Há controlo nos aeroportos e fronteiras.
FRANÇA
O primeiro-ministro, Dominique de Villepin, reúne hoje o Governo para reflectir sobre a gripe das aves. Também em França há ruptura nos stocks da vacina Tamiflu. As autoridades queixam-se de um pânico injustificado.
POLÓNIA
Se se confirmar hoje que o vírus que apareceu na Roménia é o H5N1, o mais mortífero para a espécie humana, o Governo vai ordenar que as aves de capoeira sejam criadas e alimentadas dentro de espaços cobertos, de onde não poderão sair até ao fim de Novembro. Também será proibido vender aves nos mercados ao ar livre.
HUNGRIA
O único país da União Europeia que faz fronteira com a Roménia decidiu que todos os camiões que tragam aves e que tenham passado pela Roménia devem ser desinfestados na fronteira.
GRÉCIA
Foi falso alarme. As autoridades de Atenas temeram que a doença tivesse chegado ao país, a bordo de um barco com bandeira portuguesa que vinha do Egipto e onde foram encontradas aves migratórias mortas e outras ainda vivas. O ministro da Saúde quer reunir-se com os seus homólogos dos países dos Balcãs e do mar Negro para decidir que medidas tomar.
FINLÂNDIA
O Governo comprou drogas antivirais para cerca de 1,3 milhões dos 5,2 milhões de pessoas que constituem a população finlandesa. Entretanto já disponibilizou 20,8 milhões de euros para adquirir vacinas para toda a população.BulgáriaUm grupo de 20 pombas, de um circo búlgaro, foi impedido de entrar no país e vai permanecer na Turquia, onde o circo actuou. A Bulgária é um potencial destino do vírus, já que faz parte da rota das aves migratórias (Publico)